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Pretendemos com esta Consulta, realizar uma avaliação diagnóstica das crianças e jovens que apresentam dificuldades de aprendizagem, nomeadamente na leitura e na escrita, que trazem prejuízo à sua vida escolar, social e familiar, assim como apresentar um plano terapêutico que vise beneficiar o seu filho/aluno.

Para tanto, fornecemos algumas informações a Pais, Encarregados de Educação, Professores/Educadores, de forma a sinalizarem a Criança/Jovem para uma avaliação diagnóstica com profissionais especializados na Psitorres.

A Dislexia é um transtorno na área da leitura, escrita e soletração, que pode também ser acompanhada de outras dificuldades, como, por exemplo, na distinção entre esquerda e direita, na perceção de dimensões (distâncias, espaços, tamanhos, valores), na realização de operações aritméticas (discalculia) e no funcionamento da memória de curta duração.

Alguns sinais de alerta são:
Na Infância: Atraso na aquisição da linguagem, e dificuldade em pronunciar determinados sons, em construir frases lógicas e com sentido,  em memorizar a acompanhar canções infantis e a rima das lengalengas, em perceber que os sons das palavras se podem dividir em bocados mais pequenos, em aprender (e em recordar) nomes de letras e o realizar trabalhos com maior lentidão.

Na Idade Escolar: Dificuldade em compreender que as palavras se podem segmentar em sílabas e fonemas, lentidão na aprendizagem dos mecanismos da leitura e escrita, velocidade da leitura inadequada para a idade, muitas vezes silábica e por soletração (após o primeiro ano), bastantes dificuldades na leitura, com a presença constante de erros, inventando palavras ao ler um texto, dificuldade na leitura de pseudopalavras (modigo; catapo; manfasa, etc.), dificuldades na compreensão de textos escritos, má compreensão quando as histórias lhe são lidas, dificuldades em seguir e realizar corretamente determinadas ordens ou instruções mais complexas que envolvam várias tarefas diferentes a serem executados sequencialmente, demora demasiado tempo na realização dos trabalhos de casa (uma hora de trabalho rende dez minutos) necessitando de apoio de terceiros para a sua realização, curtos períodos de atenção quando está a ler ou a escrever, cansando-se muito rapidamente, os resultados escolares não são condizentes com a sua capacidade intelectual, melhores resultados nas avaliações orais do que nas escritas, dificuldade em recordar informações verbais (memória verbal de curto prazo).

Abordagem terapêutica/Seguimento
A Psitorres tem um conjunto de programas de intervenção seja com a criança/jovem, seja com os pais e educadores:
  • Informar os pais, familiares e o próprio jovem sobre o diagnóstico e a intervenção terapêutica indicada;
  • Realizar parceria com a escola e outros espaços que a criança frequenta (ATL..) de forma a orientar e criar estratégias para otimizar sua vida académica e social (deslocações às escolas);
  • Fornecer informação escrita com a entrega de folhetos para pais e professores;
  • Facultar estratégias de intervenção tanto em contexto escolar como familiar para estimulação das competências de leitura e escrita;
  • Facultar relatório de avaliação psicológica para os pais a fim de obter medidas de apoio educativo junto à escola (Decreto Lei nº 3/2008);
  • Sessões de psicologia/terapia da fala/terapia ocupacional/NEE de acordo com o diagnóstico;
  • Programa de métodos e hábitos de estudo;
  • Treino de competência emocionais;
  • Treino de leitura e escrita;
  • Promoção da consciência fonológica, da compreensão e da fluência de leitura

Avaliação Diagnóstica
O processo de avaliação é realizado em sessões de 50 minutos, cujo número varia de acordo com a necessidade de aplicação de diferentes baterias. A primeira consulta será realizada apenas com os pais ou responsáveis pela criança/jovem com o objetivo de levantar a queixa atual e historial clínico e familiar.

As sessões seguintes serão estruturadas de forma a procedermos à aplicação de questionários aos pais e profissionais de educação e de questionários e baterias de testes com a criança/jovem com o objetivo de realizar: Avaliação comportamental,  do auto conceito, educativa, cognitiva, consciência fonológica, da leitura e da escrita, da organização percetiva e avaliação da integração sensorial (se necessário).