Estímulo e Treino Cognitivo
parallax background
 

Estimulação/Treino Cognitivo

A estimulação cognitiva e o treino cognitivo fazem parte de um grupo de intervenções que visam potenciar o funcionamento cognitivo e prevenir o declínio de funções como a memória ou as funções executivas.

A aplicação deste tipo de medidas na população tem hoje uma crescente importância, pois estes declínios estão marcadamente presentes no envelhecimento normal como em certas condições patológicas associadas, tal como o défice cognitivo ligeiro (DCL) ou a demência.

Partindo do princípio de que o cérebro tem capacidade de regeneração e adaptação à disfunção neurológica e com o objetivo de aumentar o potencial de cada indivíduo, é realizada uma avaliação inicial, para estabelecer o perfil cognitivo, identificando quais as funções em declínio e quais as preservadas, que servirá de base para um plano de treino.

O plano de treino irá recorrer, mas não só, ao uso de tecnologias ou a exercícios de lápis e papel. Um dos objetivos é que as estratégias aprendidas em contexto clínico sejam generalizadas para o quotidiano, pelo que é privilegiada a realização de exercícios em casa assim como a intervenção com aqueles que acompanham o indivíduo no seu dia-a-dia.

O desenho do plano de intervenção, é realizado de forma estruturada para cada individuo, consoante as funções em declínio e as queixas apresentadas.