parallax background

O que é Medicina do Exercício:

Medicina do exercício é o uso do exercício físico para prevenir e tratar doenças.

Profissionais de exercício prescrevem exercícios clínicos aos seus pacientes da mesma forma que um médico prescreve medicamentos ou cirurgias.

O exercício pode ser visto como um medicamento. O exercício é prescrito, numa dosagem e formulação específica para cada pessoa com diagnóstico de doença. A prescrição deve ser muito específica em relação à modalidade, intensidade, frequência e duração do exercício. É insuficiente que os profissionais digam aos pacientes "você deve-se ir fazer exercício; vá para o ginásio" sem fornecer esses detalhes específicos. Seria o mesmo que dizer a um paciente para “tomar uns comprimidos”!

Foi demonstrado que o exercício reduz o risco de morte precoce, regula e melhora a função imunológica, diminui os efeitos secundários de terapias ao cancro; tem efeito idêntico a fármacos para depressão ligeira e moderada, aumenta a sensibilidade à insulina, aumenta a densidade óssea, provoca neuro-plasticidade e neurogénese, aumenta a capacidade cognitiva e muitos outros efeitos. O Exercício é de momento usado, por exemplo, como contramedida pelos astronautas pois estes sofrem de uma grande variedade de efeitos nocivos devido à radiação e falta de gravidade durante as viagens espaciais.

O exercício influencia o corpo de uma forma impressionante e abrangente, forçando-o a regular-se e a adaptar-se. É este efeito de adaptação que usamos na medicina do exercício como contramedida para as condições de doenças e efeitos secundários de tratamento farmacológico e não farmacológico.

A consulta de Medicina do Exercício e atividade física tem como objetivo planear um programa integral e personalizado de exercício clínico e atividade física tendo em conta as necessidades e objetivos individuais, respeitando sempre os gostos pessoais, rotinas e horários.

Áreas de intervenção:

- Doenças Pulmonares

- Doenças Oncológicas

- Doenças Metabólicas

- Doenças Neurológicas

- Doenças Psiquiátricas

- Doenças Cardiovasculares

  - Condições Músculo-Esqueléticas